Imagem capa - Como ter fotos incríveis do seu casamento por Ana Kacurin
CasamentoDicas

Como ter fotos incríveis do seu casamento

Tudo o que vivemos têm o significado que a gente dá. Há quem case porque é o fluxo natural de uma relação e é o que se espera depois de um tempo juntos. Mas -graças às boas energias- há quem case porque encontrou o amor de sua vida e deseja compartilhar esse amor com quem mais se ama e/ou porque enxerga no ritual do casamento, um marco importante para o início de uma nova e incrível jornada.


Para essas pessoas, o registro desse momento vai ter umsignificado muito maior. As fotos serão um portal que as transportará para um momento e para uma sensação indescritível que elas não podem jamais esquecer. Dessa forma, essas fotos serão um importante documento da vida e da história daquela família, que as fará para sempre relembrar as razões de terem optado por esse caminho que trilham juntos.


Então, essa matéria vem para te dar algumas dicas de como ajudar seu fotógrafo a conseguir imagens ainda mais lindas, ricas e significativas. E não é nada elaborado, não! São coisas super simples e que não custam nada! Vem comigo!




1- Dê um tapa no seu making of


Não importa onde você vai se arrumar, um bom fotojornalista vai fazer imagens lindas e significativas dos momentos que antecedem a cerimônia, que geralmente está cheio de expectativa e antecipação. Mais ainda se você estiver cercada de pessoas que te amem e estejam felizes em dividir esse momento com você. Entretanto, é bacana que elas entendam que o ambiente precisa ser leve e livre de estresse. Importante também lembrar que o local que você escolheu é o cenário das fotos de você se preparando pra casar e ajuda muito se estiver arrumadinho e bonito. Oriente as pessoas que estarão presentes a guardarem bolsas, roupas e sapatos. A equipe de beleza deve manter o material organizado e não deixar bolsas e objetos espalhados. Também é bom escolher uma roupinha bacana para usar durante o dia, antes da hora de entrar no vestido. Meu conselho é que seja leve e confortável e fácil de tirar sem prejudicar a make e o penteado. Vale até um roupão ou robe.




2- Desplugue!


Esse tópico pode ser dividido em duas partes: a) Não estou dizendo de forma alguma que não pode fazer aquela selfie linda ou fazer aquele post apaixonado com toda a emoção que vc tá sentindo nesse dia! By all means, faça isso! Mas nos momentos que antecedem a cerimônia, evite ficar resolvendo pendências de última hora pelo telefone. Designe uma pessoa para tal, de preferência sua cerimonialista ou uma pessoa próxima e relaxe. Curta seu dia! No final, tudo dá certo, acredite. b) Estude uma forma gentil de pedir aos seus convidados que não fotografem durante a cerimônia. Pode ser um quadro, pode ser por email, pode ser uma cartinha deixada junto com o arroz/lencinho ou mesmo pedir que o celebrante peça isso antes de iniciar o rito. É super importante porque atrapalha muito os fotógrafos e cinegrafistas. Sim, a gente se vira, mas muitas vezes a foto poderia ficar muito melhor se a gente não tivesse que reenquadrar para cortar um braço, ir mais pro lado pra sair de trás de um tablet ou fechar mais o ângulo pra tirar um celular de quadro. Os convidados não entendem que estão atrapalhando e você ficaria surpreso com as coisas que já vimos convidados fazerem pra fotografar nos casamentos. Uma lista extensa e até engraçada que vai desde subir no altar até empurrar a gente disputando lugar. O mais triste é que a maioria das fotos, o casal jamais vai chegar a ver. Então, peça que eles desliguem tudo para estar inteiramente presentes e curtir o momento com vocês. É bem mais vantajoso. Aí, na festa, incentivem o contrário! Inventem uma hashtag bem diferente e todo mundo pode mandar ver!




3- Interajam durante a cerimônia


O nervosismo impera lá no altar, eu sei. Daí, alguns casais esquecem que estão ao lado do amor de sua vida e ficam estáticos prestando atenção nx celebrante. Por mais lindas e importantes que sejam suas palavras, é de vocês que elx está falando! Então, quando o momento pedir, olhem-se! Toquem-se, deem risada se sentirem vontade. Troquem carinhos... Isso tudo vai render fotos maravilhosas, cheias de sentimento e emoção e são elas que vão mostrar a sintonia de vocês e o que vocês estavam sentindo nesse rito de passagem.




4- Declarem-se...


Eu poderia dizer "escrevam seus votos", mas em algumas cerimônias (especialmente religiosas) não cabem votos personalizados. Nesses casos, sugiro que cada um escreva uma cartinha com tudo que tem no seu coração, os votos que fazem para a vida que passarão a dividir e entreguem um ao outro para lerem durante os preparativos. Dessa forma, o fotógrafo vai poder captar essa emoção e o filme pode até captar a leitura. E vocês terão esse sentimento escrito e registrado para sempre. Mas se a cerimônia permitir, leiam votos vindos de vocês mesmos. É um momento muito emocionante onde vocês estarão colocando a intenção de vocês e quem vocês são de verdade naquele rito. Mais tarde, quando as intempéries da vida estiverem incomodando, essas palavras serão um acalento ao coração de vocês e servirão para colocar vocês no prumo novamente, acreditem.




5- Beijem!


Eu poderia estar matando, eu poderia estar roubando, mas estou somente pedindo que, na hora do beijo, vocês BEIJEM DE VERDADE, pelamordedeus! Não precisa ser AQUELE french kiss de corar a platéia se não quiserem, pode ser um selinho demorado que já vai ser lindo. É o primeiro beijo de vocês enquanto casados, a gente vai largar o dedo nas fotos, então, sejam românticos, carinhosos e curtam esse beijo! Essa foto vai valer a pena!




6- Reservem tempo para retratos de vocês dois


Sei que tudo que vocês querem depois da cerimônia é curtir a festa, mas tanto foi investido nessa produção maravilhosa, né? Vocês merecem fotos lindas juntos nesse dia. O fotógrafo não precisa de muito: 20 minutinhos sem pressa e sem interrupção vai render fotos maravilhosas. É o tempo dos convidados se acomodarem na festa e beberem um aperitivo. Após a cerimônia, evitem ceder à tentação de sair cumprimentando. Isso só vai fazer a maquiagem esvanecer e vocês ficarem cheios de marquinhas de batom, o cabelo perder a forma pelos abraços apertados e a lapela se quebrar. Vocês terão tempo de receber as felicitações depois como merecem, sem mais nada que os impeça! Ao invés, programe com o cerimonial uma saída estratégica pela tangente e siga direto pras fotos.




7- Façam fotos posadas com a família e padrinhos


É um momento meio chato pra todo mundo, eu sei. Pra vocês, pros padrinhos, pra família, prx fotógrafx, pro cerimonial... mas essas fotos não são para vocês. São para seus filhos e netos. São um documento histórico da família que se forma ali. De preferência tente fazer uma foto reunindo todo mundo ou pelo menos, toda a familia: pais, avós, tios, irmãos... Além de ser bem mais rápido, provavelmente um dia, essa foto vai ser a mais valiosa que vocês terão porque vai ser ela que vai posicionar vocês no tempo e espaço, no contexto afetivo que os cerca. Os avós não vão mais estar vivos dali uns anos, as crianças vão crescer, alguns se mudam para longe, com outros até perdemos contato... tanto pode acontecer! Façam essas fotos.




8- Evitem posar para a câmera


A não ser que vocês sejam modelos profissionais, ter uma câmera apontada para vocês não vai ser lá muito confortável em princípio. A boa notícia é que, depois do making of (ou até mesmo do ensaio, se vocês forem fazer), vocês estarão super a vontade com x fotógrafx de vocês e nem notarão mais sua presença. Ocasionalmente vocês x verão. Nesse momento, evitem posar para a câmera. Continuem fazendo o que estavam fazendo, conversando ou namorando, dançando, comendo... Confiem que x profissional está lá espreitando um bom momento entre vocês e os convidados. As fotos espontâneas têm um valor bem maior do que as fotos posadas porque mostram momentos genuínos que vocês estavam tendo com as pessoas queridas numa hora especial da vida de vocês. Eventualmente vocês vão querer uma foto posada ou outra, e certeza de que x fotógrafx vai fazer essa foto com todo prazer, mas no geral, curta seu dia sem se preocupar com as fotos! Depois, quando você as receber, vai entender o que estou falando: são as fotos espontâneas as responsáveis por transportar vocês de volta à emoção do dia.




9- Curtam a festa juntos


Essa dica pode parecer meio óbvia, mas num casamento temos reunidas diferentes pessoas de nossa história e a tentação de sair um para cada lado falando com todo mundo é grande. Em alguns casamentos voltamos para casa com quase nenhuma foto dos noivos juntos durante a festa. Agradeçam as pessoas ao microfone e peçam que elas se juntem a vocês na pista de dança e tentem curtir ao máximo o dia de vocês! Além de fotos incríveis e cheias de significado, vocês merecem curtir juntos uma festa que tiveram tanto trabalho para fazer acontecer. Outra dica é: chame seus pais e talvez até mesmo seus avós para curtir a pista de dança com vocês pelo menos um pouquinho. Vai ser bem divertido e render fotos bem legais!





Espero que essas dicas ajudem vocês a terem fotos ainda mais lindas, independente do profissional que escolherem para fotografar o casamento de vocês. Desejo a vocês imagens poderosas e memoráveis! Até breve!