Parto Niterói - RJ

Serena

Desconheço nessa vida algo que nos faça descer com tanta intensidade até os confins de nós mesmas do que os portais do parto. De fora não fazemos idéia da jornada que uma mulher está trilhando e do quão avassaladora ela está sendo até que ela retorne e seja capaz de contar. Muitas vezes nem as palavras são capazes de alcançar.

Como alguém que testemunhou muitas histórias de parto, te digo que não há muito o quenós que estamos de fora possamos fazer para ajudar. Manter o ambiente acolhedor, cultivar um olhar sereno, ser suporte físico, água, almofada, aromas, tecidos, massagens, assistência atenta e capacitada, mas que saiba seu lugar e permitir que ela mergulhe livremente para o interior de si mesma para trazer seu bebê nos braços.

Foi numa viagem intensa dessas que nasceu Serena. Sua mãe mergulhou com toda coragem ao seu encontro. Quem sabe quais feras ela teve que enfrentar? Que fortalezas ela conheceu que tinha? Que onstáculos precisou transpôr? Eu não sei. Só sei que fui olar atento para que, quem sabe, as imagens possam transportar a Marina para uma emoção que só ela conheça. E quem sabe um dia, transporte também a Serena. E que juntas, elas jamais esqueçam que são capazes de tudo.


Local:  CHN - Complexo Hospitalar de Niterói

Obstetra: Liana Koslinski

Enfermeira Obstetra: Kira Young

Pediatra: Fernanda Catharino